NM Loja Online

Última Hora
recent

A verdadeira história do dia das mulheres

08/03/2015

Quando se inicia o mês de Março, todo ano é a mesma coisa: Lojas e comércios em geral, adiantam o dia 8  para fazerem homenagens às mulheres a semana toda, criando a “Semana da Mulher”. Claro, visando o lucro.
Redes sociais são invadidas por postagens contendo flores, recadinhos fofos,  banners de imagens com fotos e frases para o dia da Mulher.
Na vida real, fora da internet, algumas ganham flores, presentes, cafezinho na cama etc. O dia internacional da mulher só não é igual aos dias das mães no quesito paparico, porque a homenagem não fica limitada as mães, mas a todas as mulheres.  A frase ” O que seria de nós sem você , mamãe” se transforma fácil  em ” O que seriam de nós homens sem as mulheres”, e muita s acham que é elogio.
Diante de tanta coisa linda e fofa, toda uma essência de histórias de sofrimentos e lutas contra desigualdades sociais e machismos vão sendo esquecidas. Um dia para celebrar a luta da mulher forte e trabalhadora, é celebrado de forma completamente inversa: mostrando toda a fragilidade do sexo feminino e como ela é “especial” e faz uma comidinha gostosa.
A foto que simboliza o dias das mulheres, não é uma foto de uma mulher arrumadinha e enfeitada para agradar e encantar seu homem. É a foto de uma mulher trabalhadora sentenciando: ” We can Do It!” ( Nós podemos fazer) que mostra que ela, a mulher, em nada é inferior ao homem e pode fazer tudo e portanto merece pagamento e tratamento igual.

A verdadeira história do Dia da Mulher:

A verdadeira história do dias das mulheres não é uma historinha de quanto elas são lindas e merecedoras de nosso carinho e afago. É uma história de luta e reivindicação que se iniciou e com uma tragédia.
No dia 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, decidiram fazer uma greve, ocupando a fabrica, reivindicando melhores condições de trabalho,
  • Redução na carga diária de trabalho de 16 para 10 hora.
  • Equiparação de salarial com os homens, pois chegam a receber 1/3 do que recebiam os homens para fazerem a mesma função
  • tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada, matando 130 tecelãs.
Hoje,  mais de 150 anos depois do massacre das mulheres que lutavam pelo direito de serem tratadas de forma igualitária, ainda vemos as mulheres sendo tratadas de forma inferior, vemos a necessidade de leis como Maria da Penha e Feminicidios serem aplicadas para tentar frear o escárnio como a mulher é tratada por uma sociedade ainda machista que acha que o estupro é culpa da saia e do rebolado.
Enquanto se recebe flores sem cheiro e mensagens tolas no Facebook, se esquece perdido em cinzas toda uma luta para ser tratada com respeito de fato.

Fonte : www.verdadeabsoluta.com

Nuno Azores

Nuno Azores

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.