O Photoshop, editor de fotografias mais usado e famoso, está passando por mudanças bastante importantes para os seus usuários com a adoção de um novo sistema de compra e utilização, a Creative Cloud. Agora, você paga por mês para usar os softwares da Adobe em planos mais acessíveis.
Você pode pagar por apenas um software ou vários, sendo que o preço sofre alteração para cada tipo de conta. Todas elas possuem acesso direto à rede Behance Network, um portal de divulgação artística voltado principalmente para designers.
O Photoshop continua bastante parecido com a sua versão CS6, sendo que poucos recursos foram alterados ou adicionados. Veja, por exemplo, este vídeo que saiu com o CS6 e mostra algumas mudanças que ainda estão presentes, como as opções da ferramenta de corte e a nova timeline, com efeitos de transição e possibilidade de adicionar trilha sonora
Modos de Blur
Até a quinta versão do Photoshop, se você quisesse fazer uma imagem em estilo tilt-shift, era preciso criar uma máscara e trabalhar com o desfoque de uma forma complexa. A versão CS6 do software trouxe um filtro especial para isso que permanece no Photoshop CC; ele cria o efeito com apenas um clique e é totalmente personalizável.
Ainda é possível visualizar a máscara de edição e deixar o seu filtro tilt-shift exatamente como você deseja, mas agora isso é muito mais fácil. Além disso, existe a possibilidade de criar um filtro de blur com várias distâncias focais.
Ferramenta Crop
Não é possível imaginar muitas mudanças na ferramenta de corte inteligente, o “Crop”, não é mesmo? Mas a Adobe inovou mesmo onde não se podia esperar e trouxe melhorias para essa função desde a versão CS6, com algumas mudanças menores na versão CC.
Agora o “Crop” está muito mais intuitivo, principalmente na hora de ajustar a inclinação da imagem. Em vez de você precisar mexer na grade e depois ver o resultado, a fotografia é inclinada quando você gira o controle e é possível ver o resultado imediatamente.
Content-Aware Move e Redução de Vibração
Guarde bem o nome "Content-Aware Move — ele pode ser de grande ajuda para você! Com esse brush você pode mover objetos de lugar e o software completa o fundo automaticamente, sem a necessidade de usar a ferramenta “Clone” exaustivamente.
É claro que esses ajustes são limitados e que o recurso não vai criar uma paisagem nova, mas para pequenos movimentos, como mostra o vídeo acima, é totalmente possível ganhar um tempo precioso com a ajuda desta ferramenta.
Um recurso exclusivo da nova versão do Photoshop, o CC, é a redução inteligente de borrados causados por vibração na câmera durante o disparo. Esse filtro procura estabilizar a imagem e consegue bons resultados em casos menos graves e que tenham uma boa iluminação.
Outras melhorias
Quem tira fotografias profissionalmente está bem familiarizado com a extensão RAW, uma espécie de “negativo digital”, um arquivo de imagem “cru” que precisa ser editado posteriormente. Normalmente, os fotógrafos tratam esse tipo de foto no Adobe Lightroom, mas o novo Photoshop traz opções bastante incríveis para este formato.
Outro aspecto que mudou é a edição de vídeo, que ganhou uma timeline com direito até a uma trilha de áudio. Adicione efeitos de transição de fade e monte os seus vídeos sem nem mesmo usar outro software. A ideia da Adobe é unificar os serviços básicos, para que você só precise abrir outro programa se for realmente necessário.
A janela do software não mudou muito, apenas alguns botões foram adicionados, fazendo com que a experiência de uso não seja prejudicada. Quem já usou o software antes não vai sentir um grande impacto visual, mas poderá aproveitar todas as melhorias da nova versão do editor de imagens mais famoso do mercado.
Sem comentários:
Enviar um comentário