NM Loja Online

Última Hora
recent

Fred Cabral rapper da Ilha de São Miguel




      

Fred Cabral rapper da Ilha de São Miguel e um dos mais conhecidos dos Açores, tem demonstrado muita qualidade ao longo dos poucos meses que o conheço, através de sons como "Eu Sou", "Joana" e "Rotina Cansativa". 
   Com um trabalho editado, a Mixtape "La Revolucion" onde  contem grandes sons como "Ainda Queres Provas" ft. Rnest, "Joana" e "Orgulhoso" ft. Rnest, sendo mais um trabalho de muita qualidade que não é divulgado como merece e ao não passar nas rádios Açorianas algo está mal.... 
  Fred Cabral tem como rappers preferidos Tupac e Eminem e em Portugal: Valete, Sam The Kid e Mundo Segundo, considerando Valete o melhor em Portugal, opinião partilhada  por mim.
   
   Apresento algumas "linhas" de uma entrevista realizada ao Fred Cabral à um ano para um livro sobre a cultura Açoriana:

"O Hip Hop é uma cultura pela qual já me interesso desde miúdo, graffiti e rap são as minhas vertentes preferidas do Hip Hop. Lembro-me de comprar o meu primeiro cd de Rap com doze anos ( Valete), a partir dessa altura nunca mais parei de ouvir Rap"

"chamo-me Frederico Cabral mas todos me tratam por Fred desde criança, portanto foi uma escolha fácil visto que sempre me chamaram assim"  


"Eu baseio-me sempre em vivências minhas, não escrevo por escrever, gosto de falar de algo que já se passou comigo, enfim, da minha realidade, penso que quando é assim torna tudo mais natural e verdadeiro"


"Pelo que vejo, pesquiso e tenho conhecimento, cada vez há mais artistas em Portugal, conheço inúmeros bons artistas que nem um álbum tem, que nunca passou um único som deles numa rádio, nenhuma editora os convidou para um trabalho, cada vez vemos mais talento nas ruas e falta de talento nos palcos"


"Enquadro dentro do ramo Hip Hop contemporâneo porque cada vez se dá mais importância ao conteúdo lírico, as letras banais cada vez são menos valorizadas porque o rap já não é feito como antigamente só por classes económicas inferiores, existem rapper´s inclusivo com cursos superiores"


"Para ser sincero eu quando era mais novo e passava horas a ouvir rap e decorar imensas letras, pensava que era só uma fase e que com o tempo ia passar, mas isto não aconteceu, o rap foi crescendo dentro de mim á medida que eu próprio fui crescendo"


"costume dizer que eu não gosto do rap, ele é que gosta de mim, porque apareceu sempre no momento certo e na hora certa da minha vida"


"Adoro escrever e gosto de escrever as minhas letras sozinho. As vezes distraio-me e perco horas a escrever, tenho varias páginas cheias de letras que nunca vão ser gravadas"

       
RushRap: O que significaria para ti atuar num palco de uma grande festa Açoriana?

Fred Cabral: "Para além de um grande orgulho em representar a bandeira dos Açores, iria-me sentir completamente realizado, não só a nível pessoal como a nível de grupo. Seria sinal que o Rap feito nas ilhas tinha ganho maior impacto. Não é que não tenha, porque o movimento rap tem aumentado consideravelmente no último ano, mas a verdade é que a nível de actuações está pouco produtivo, porque para se fazer eventos, é necessário fazer investimentos e para isso se concretizar, não basta a vontade dos artistas, é preciso que alguém com credibilidade esteja disposto a " investir" no rap da região. Acredito que esse dia chegue se continuarmos a trabalhar com boa qualidade, e acima de tudo unidos."



Nuno Azores

Nuno Azores

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.