Administradores de páginas no Facebook podem ter percebido nos últimos dias um alcance cada vez menor nos seus posts. Isso não é por acaso. A rede social tem cortado cada vez mais o número de publicações que chegam ao feed de notícias dos utilizadores de forma orgânica.
Um plano comercial obtido pelo Advertising Age confirma a tendência. O documento aponta que se trata de uma redução gradual e significativa da distribuição orgânica que, em tese, deveria «garantir uma experiência significativa com o site».
A suspeita, no entanto, é de que a rede social estaria a cortar o alcance orgânico dos posts para forçar marcas que dependem da audiência do Facebook a pagarem para promover os seus serviços. A empresa, no entanto, alega que se trata apenas de um filtro para oferecer menos posts para o utilizador, de forma a deixar o feed de notícias mais limpo.
«O feed de notícias é cada vez mais concorrido, as pessoas fazem likes e partilham a cada dia um número maior de coisas. Como essa distribuição é orientada pelo comportamento social de cada utilizador, é natural que não sejam todas as mensagens que apareçam em cada timeline», informou o Facebook. O filtro também acontece entre amigos.
Sem comentários:
Enviar um comentário