O intérprete de língua gestual encarregue da cerimónia de homenagem a Nelson Mandela já reagiu às acusações que recaíram sobre si nos últimos dias, garantindo que é um "campeão" da língua gestual, mas teve um ataque de esquizofrenia durante as celebrações.
foto ALEXANDER JOE/AFP |
Thamsanga Jantjie, de 34 anos, já veio defender o trabalho que fez na homenagem a Mandela, depois de ter sido acusado por especialistas de ser um "falso" intérprete de língua gestual e inventar gestos que não existem em nenhuma língua conhecida.
Jantjie garante que é um "campeão da língua gestual", mas sofreu um ataque de esquizofrenia durante o evento. "Não podia fazer nada. Estava sozinho numa situação muito perigosa. Tentei controlar-me e não mostrar ao mundo o que estava a acontecer", explicou a um jornal local.
O sul africano garante, igualmente, que tomou a medicação apropriada para prevenir o episódio e que não sabe o que espoletou o ataque.
Na terça-feira, a sua prestação enquanto intérprete de língua gestual foi muito criticada pela comunidade sul-africana e internacional de surdos, bem como de intérpretes. Pouco depois do evento, Jantjie deu uma entrevista a uma rádio local, dizendo que estava muito contente com a sua performance durante a cerimónia de homenagem a Nelson Mandela.
"Acho que fui um campeão da língua gestual. Absolutamente", declarou. Agora, admite que as coisas talvez não tenham corrido tão bem como esperava e que tal se deve à psicopatologia de que padece.
Agora opinião de Ganda Noia , eu vou acreditar que foi um momento de um ataque de esquizofrenia por ter um amigo com a mesma doença e reparo que ao passar por canais em direto por exemplo de manhã todo o programa é em direto ele pede sériamento que mude de canal pois não suporta ver qualquer coisa em direto , diz fazer lhe confusão , vozes etc etc etc... Talvês seja melhor os especialistas nesta doença analisar esta parte porque se não acreditava neste amigo agora acredito mesmo .
Sem comentários:
Enviar um comentário