A indústria do cinema será responsável pelo encerramento do maior site de streaming para séries e filmes em Portugal, segundo avança a Exame Informática. A publicação cita a Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais, que esclarece que o Wareztuga fechou após uma operação antipirataria que contou com o apoio de entidades internacionais.
Na passada sexta-feira, o Wareztuga.tv anunciava o seu próprio fim. “É uma decisão extremamente difícil para todos nós, mais do que a maioria poderá sequer imaginar, mas o nosso trabalho atingiu patamares de popularidade tão altos que se tornou absolutamente impossível continuar a lutar e a gerir um projeto de tamanha dimensão", lia-se num comunicado, publicado no próprio site.
O alegado fecho voluntário do site Wareztuga deixou os utilizadores do serviço incrédulos e levantou várias dúvidas sobre os motivos que ditaram o seu encerramento.
A Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (FEVIP), citada pela Exame Informática, vem agora alegar que o Wareztuga fechou na sequência de uma operação antipirataria que contou com o apoio de entidades internacionais.
Segundo a FEVIP, em causa esteve uma ação concertada com congéneres internacionais que passou pelos EUA até à Roménia, onde estava alojado o site, mais concretamente no serviço de alojamento Alistar-security.ro, sedeado nesse país.
O Wareztuga terá recebido uma notificação com origem numa “associação representativa de direitos de autor norte-americana”, que terá, por sua vez, dado seguimento a uma queixa apresentada pela FEVIP.
Para obter informações sobre a partir de onde operava o maior site de streaming para séries e filmes em Portugal, terá sido necessário desbloquear o proxy da Cloudflare, nos EUA.
Paulo Santos, líder da FEVIP, e Nuno Pereira, líder da extinta associação de clubes de vídeo ACAPOR, já vieram expressar a sua satisfação face ao encerramento do site que ocupava a 22ª posição em termos de tráfego gerado em Portugali.
Os simuladores existentes na Internet que estimam os valores de um site apresentam dados bastante distintos no que respeita ao Wareztuga. Se o endereço Valor Site atribui ao site um valor de 174.936 e receitas diárias de 82 euros, já o Worth of Web estima que o Wareztuga atinja cerca de 3,1 milhões de euros.
Aquando do anúncio do seu encerramento, os responsáveis pelo Wareztuga, criado a 1 de setembro de 2011, frisaram que o site “leva na bagagem um sonho cumprido e um sentimento de orgulho e vitória eterno", pode ler-se no comunicado”.
"Durante estes quatro anos sempre fomos fieis à nossa identidade e hoje temos a certeza de que fomos capazes de enriquecer culturalmente os nossos utilizadores. O enorme trabalho feito por todos os integrantes da equipa, ao longo de todos estes anos, permitiu mostrar que a falta de recursos pode sempre ser resolvida com uma enorme dose de paixão, empenho e dedicação", lia-se no comunicado.
Tragam o Wareztuga de volta!
Entretanto, já circula na internet uma petição (pode aceder à petição aqui) para "trazer o Wareztuga de volta".
No documento, os signatários frisam que "o Wareztuga é o melhor serviço online de filmes/séries portuguesa".
"Num país em que o serviço de televisão publica e privada oferece um conteúdo vergonhoso a preços exorbitantes, o wareztuga dá aos 90% portugueses sem posses para comprar serviços e DVD's a sua dose de cultura e enriquecimento cultural inigualável", avançam.
Sem comentários:
Enviar um comentário