NM Loja Online

Última Hora
recent

Polícia mata jovem que comoveu milhões

      
Vídeo mostrou cão a impedir que Kayden se autolesionasse.
A jovem autista transexual que no ano passado comoveu o Mundo ao partilhar nas redes sociais um vídeo que mostra como o seu cão impedia que se autolesionasse durante um ataque de ansiedade foi morta a tiro pela polícia nos EUA.

Familiares e amigos acusam os agentes de uso excessivo de força letal e falta de preparação para lidar com pessoas que sofrem de doenças mentais. Kayden Clarke, de 24 anos, sofria de Síndrome de Asperger, uma espécie de autismo, além de stress pós-traumático, depressão e ataques de pânico e ansiedade frequentes. 

A jovem, que nasceu mulher mas vivia como homem e aguardava uma operação de mudança de sexo, tornou-se conhecida ao partilhar no YouTube um vídeo comovente, em que mostrava como o seu cão ‘Samson’, de raça rotweiller, impedia que se magoasse durante um ataque de ansiedade e a confortava até se acalmar. O vídeo correu Mundo e foi partilhado por mais de dois milhões de pessoas. 

No passado dia 7, Kayden sofreu mais uma crise e ameaçou suicidar-se. ‘Samson’ estava fechado num quarto e não pôde ajudá-la. A polícia foi chamada e os agentes tentaram demover a jovem, mas, a dada altura, Kayden saiu do quarto com uma faca na mão e os polícias, sentindo-se ameaçados, dispararam, matando-a. 

A mãe de Kayden acusa os polícias de homicídio, afirmando que eles tinham armas não letais e não havia necessidade de disparar a matar. Ainda por cima, alega, eles tinham perfeita noção de que estavam a lidar com uma pessoa com problemas mentais graves. Os dois agentes envolvidos foram suspensos enquanto decorrem as investigações. 


Nuno Azores

Nuno Azores

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.